segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Porto de Galinhas recebe os melhores chefs do Brasil


A melhor praia do Brasil recebe os mais renomados chefs da cozinha brasileira durante a 13ª edição do Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que acontece em Porto de Galinhas entre os dias 21 e 23 de outubro. O balneário foi eleito em votação com os 80 associados e venceu a concorrência com Rio de Janeiro e Búzios. No último dia do evento, a Prefeitura de Ipojuca, patrocinadora máster do evento, realiza um jantar beneficente preparado por chefs do Rio de Janeiro e Brasília: Dânio Braga, Flávia Quaresma, Bruno Marasco e Mara Alckmin.

São esperadas 150 pessoas no jantar beneficente, que terá renda revertida para três projetos sociais de Ipojuca: Cana Caiana, Alfaias da Praia e Jeito de Gente de Serrambi. O menu do jantar beneficente será à base de peixe, camarão e frango.


Porto de Galinhas tem dois restaurantes cadastrados na Associação da Boa Lembrança. De acordo com o prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, o evento contribui para consolidar o aspecto cultural do município. “Nossa tradição é o sol e mar, mas acreditamos que o destino também oferece excelentes opções para degustação de uma culinária rica e saborosa.” O Congresso da Boa Lembrança acontece em paralelo ao Festival Gastronômico de Pernambuco, de 17 a 28 de outubro.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Descaso nos museus

O Jornal Extra de Pernambuco, fundado em Caruaru, traz uma denúncia na edição desta semana sobre o abandono dos museus da capital do forró. De acordo com a repórter Neide Aciole, pelo menos dois dos sete museus instalados na cidade estão em situação difícil para não dizer precária. A Casa de Cultura José Condé e o Memorial de Caruaru necessitam de reformas urgentes para manter o patrimônio histórico local. Faltam reparos nas paredes, nos telhados e na infra-estrutura. Em um país onde a cultura ainda é para poucos, não é de admirar o descuido com o patrimônio coletivo.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Estudantes engajados contra Turismo Sexual com crianças podem ter curso financiado por fundação canadense

Estudantes universitários de Turismo do Recife engajados na Campanha do Recife Convention, ABIH-PE e CIAF em prol do Combate ao turismo sexual Infanto Juvenil poderão ter o curso financiado pela Fundação Canadense (JYOTIS), parceira desta ação. Podem concorrer os estagiários engajados na campanha e avaliados pelo CIAF. A previsão é de que dez estagiários sejam beneficiados. A bolsa será no valor da mensalidade do curso de Turismo.

Recife divulga rota de mergulho na Adventure Fair

A Secretaria de Turismo do Recife, em parceria com a Empetur, participará de umas das mais importantes feiras do mercado de turismo de aventura, a Adventure Sports Fair. A feira, que acontece em São Paulo de 22 a 26 de agosto, é focada em negócios e permite a aproximação entre os destinos e os operadores das agências de turismo que irão comercializar seus produtos.

O estande, de 32m², terá como tema o mergulho. Quatro fotos de naufrágios do Recife e duas de Fernando de Noronha irão decorar o ambiente. As principais operadoras de mergulho do Recife participam do evento: a Atittude Acqua, de Boa Viagem; a Aquáticos, do Bairro de São José; o Projeto Mar Diver, de Boa Viagem e a Seagate Mergulhos e Aventuras, do Pina.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Turismo na comunidade promove melhoria em pontos turísticos populares


Vivenciar a cultura do Recife em espaços autenticamente populares vai ser cada vez mais fácil para o turista. Lugares até então freqüentados mais pela comunidade vão ganhar nova sinalização e infra-estrutura, permitindo um fluxo ainda maior de visitantes. Essa é a proposta do projeto Turismo na Comunidade, da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, que vai dar nova "cara" ao Forró de Arlindo dos 8 Baixos e ao Espaço Cultural da Moeda (Iputinga), já com obras em andamento.

Outros equipamentos também estão em estudos como o Terreiro do Pai Adão (Água Fria), a Casa de Banhos (Brasília Teimosa), a sede do Maracatu Estrela Brilhante (Alto Zé do Pinho), a escola de Frevo Maestro Nunes (Pátio de Santa Cruz) e o bar de Dona Geralda (Morro da Conceição).

Todos os projetos foram intensamente discutidos, respeitando o desenho inicial e visando atender às necessidades de cada ambiente. No Forró de Arlindo, onde houve o lançamento da ação na última sexta-feira (17), serão realizadas intervenções nos banheiros, nos pisos, na coberta e no espaço Memória, que vai ganhar novos elementos regionais até o final do próximo mês. No terreiro de Pai Adão, será promovida a primeira reforma na capela, além de consertos no telhado e nas paredes.

A Casa de Banhos terá o acesso melhorado com trabalhos de paisagismo e embelezamento com a colocação de torres de escultura com 7m de altura da artista francesa Marianne Perretti. Já o Maracatu Estrelha Brilhante receberá um novo espaço para ensaios de maracatu e oficinas para a comunidade com trabalhos de adereços e indumentárias, além de sinalização indicativa. A previsão de conclusão é em dezembro. O Bar de Dona Geralda, no Morro da Conceição, terá novos banheiros e coberta para abrigar os visitantes que forem conhecer a cabidela, vencedora do Roda de Boteco 2006.

De acordo com o prefeito, João Paulo, as obras estruturadoras em comunidades populares têm um perfil de inclusão social ao transformar áreas de risco em locais de atração turística. “O Recife é uma das cidades mais desiguais do Brasil, mas tem um povo com imensa capacidade de criação e produção cultural. Queremos incentivar isso.”

Para o secretário de turismo do Recife, Samuel Oliveira, o projeto é a possibilidade real de aumentar o leque de ofertas turísticas em vários bairros da cidade. "O Turismo na Comunidade complementa nossa filosofia de 'recifense praticante' em que propomos ao turista mais opções de diversão para aumentar a permanência média." Já para difusores da cultura como Arlindo é a possibilidade de concluir sonhos. "Sou um matuto de sorte. Comecei o forró como brincadeira. Não tinha muro nem coberta e jamais pensei em transformá-lo em uma casa cultural. Hoje, aos domingos, recebo uma média de 700 pessoas e estou prestes a completar oito anos de funcionamento", diz.

Ipojuca vence primeira partida da Copa do Interior

A abertura da 27ª edição dos jogos do campeonato de futebol Copa do Interior foi um sucesso com o estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca, completamente lotado. Mais de três mil pessoas prestigiaram o início do torneio, que teve uma emocionante partida entre o time da casa, campeão de 2005, e Vitória de Santo Antão. O placar foi de 2X1 com gols de Rafael e Bruno, de Ipojuca.

Mesmo com um jogador a menos, o time de Ipojuca mostrou que está com fôlego para encarar mais uma taça de campeão. Durante a abertura dos jogos, houve o desfile das bandeiras dos 36 municípios participantes e uma apresentação do grupo folclórico Jeito de Gente, de Serrambi.

sábado, 18 de agosto de 2007

Xô poluição visual...

O Recife parece que se prepara para seguir os passos de São Paulo na luta contra a poluição visual. Estima-se que 40% dos outdoors instalados na cidade estejam em situação irregular. Atualmente, são mais de 1,5 mil outdoors e 730 toplights e backlights. A retirada dos luminosos começa com uma remessa de 90, instalados em áreas públicas ou imóveis de preservação do Recife.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Circuito da Poesia explora pontos turísticos


Iniciativa apresenta monumentos e roteiros imortalizados por artistas como Clarice Lispector, Joaquim Cardozo e Carlos Pena Filho

A Secretaria de Turismo do Recife promove mais uma edição do Circuito da Poesia neste sábado (18) com saída às 15h da Praça do Arsenal da Marinha. O roteiro terá como foco os literatos Carlos Pena Filho, Mauro Mota, Clarice Lispector, Joaquim Cardozo e Solano Trindade.

O trajeto tem duração aproximada de 2h30. O percurso será feito de ônibus para contemplar os monumentos, homenageando artistas que tiveram suas histórias entrelaçadas com a cidade. As vagas são limitadas. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade. Inscrições e informações: (81) 3232.8847.

Hola, hermanos


Operadoras do interior da Argentina sinalizam possibilidade de vôo charter para Porto de Galinhas

Grupo visitou balneário e já discute tarifa para alta temporada em 2008

Ao que tudo indica, Porto de Galinhas poderá ter o primeiro vôo charter semanal vindo do interior da Argentina. Quatro operadoras de turismo do Córdoba e Mendonza estiveram nesta semana no balneário para sinalizar a intenção de manter um charter de janeiro a março de 2008. O grupo foi recebido pelo secretário de Turismo, Fernando Jordão, e seu adjunto, Diego Jatobá, em uma reunião que contou ainda com a presença do trade turístico e dos hoteleiros dos charmosos resorts pé-na-areia locais.

A proposta é que os charters sejam operados durante 13 semanas de janeiro a março de 2008 com saídas às quintas-feiras. “Cada aeronave traria em média 150 pessoas. Nosso público-alvo seria formado por casais jovens e famílias. É um mercado novo e altamente promissor com bom nível sócio-econômico”, analisa o secretário Fernando Jordão.

As operadoras argentinas estão em processo de negociação com os hoteleiros de Porto de Galinhas para obter melhores tarifas para o período de alta temporada. Os operadores conheceram a rede hoteleira local, a orla e os tradicionais passeios de buggy e jangada. O próximo passo é a promoção do destino junto ao mercado emissor no interior da Argentina.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Idosos ganham a rua para reviver cidade


E quem foi que disse que idoso gostar de ficar em casa? Nada disso... eles gostam mesmo é de fazer amizades, colocar o papo em dia, renovar o amor pela cidade!


Nesta quinta-feira (16), 50 integrantes de grupos da 3ª idade terão a chance de visitar o Conjunto Franciscano e a Capela Dourada. Os idosos se encontrarão, às 14h, no térreo da Prefeitura do Recife de onde partirão num ônibus especial com guia de turismo específico ao segmento da 3ª idade com destino à igreja.


É mole? Eu quero é ter disposição assim quando tiver mais velha, ou melhor, mais experiente. E vocês?

Grupo Folclórico de Portugal promete arrastão de alegria

Uma boa chance pra conhecer a música portuguesa é ir ver as apresentações, que acontecem neste final de semana no Recife.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões Guimarães, de Portugal, fará duas apresentações no Recife. No dia 18 de agosto, o show acontece no tradicional Clube Português e no dia 19 de agosto, na Torre Malakoff, no Recife Antigo, onde partirá um arrastão musical pelas ruas do centro. A comitiva visita também a praia de Boa Viagem e o centro histórico de Olinda, onde realiza uma serenata.

domingo, 12 de agosto de 2007

Violência urbana e o turista

Peço licença aos caros leitores para comentar uma pesquisa que constata a sensação de insegurança no Estado também acomete os turistas. Um levantamento feito pela agência de publicidade BM4Comunicação e revelado hoje pela Folha de Pernambuco sugere que 80% dos turistas procuram informações sobre Pernambuco antes de desembarcar por aqui. "Desses, 81% teriam obtido dados negativos sobre a violência no Estado. Mais de 30% saberiam dos assassinatos, 20% conheceriam a realidade de assaltos e furtos e 8% descobririam informações sobre seqüestros."

OK, a violência em Pernambuco chegou aos olhos e ouvidos dos nossos visitantes. Em uma era de comunicação global, isso já era de se esperar. O que poucos sabem é que no mesmo Estado onde se mata por pouco ou quase nada, existem "ilhas de segurança", onde é possível caminhar tranqüilamente de posse de equipamentos eletrônicos como as queridas câmeras fotográficas digitais. Isso acontece bem ali no sítio histórico de Olinda. Lá, a polícia turística tem formação especializada e fluência em idiomas estrangeiros. A Cia Tur, inclusive, já recebeu parabéns de italiano que passou mal e, prontamente, foi socorrido.

É pouco? É, pode ser. Porque a violência é global e atinge também a população. O que tem sido feito para socorrer Dona Maria e Seu José, que já não saem de casa sem conferir se a rua está "limpa"? Só quando a população se sentir segura, os turistas também se sentirão seguros...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Fuçador premia universitários em concurso de projeto turístico para o Recife

Alunos de 11 universidades concorrem a mais de R$ 10 mil em prêmios

O projeto O Fuçador da Secretaria de Turismo do Recife, que estimula a participação de universitários no desenvolvimento turístico do Recife, está chegando ao final da primeira edição. Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), os estudantes se apresentam em um salão através de exposição de painéis, apresentações orais e multimídia, onde serão julgados por um júri técnico e pelo trade turístico. O evento acontece no Terminal Marítimo a partir das 14h com show das bandas recifenses Nós 4 e Del Rey ao final de cada dia de trabalho.

De acordo com a diretora de planejamento turístico, Karina Dantas, 30 trabalhos se apresentam em formato de painel, sendo 18 indicados por 11 universidades para concorrer ao prêmio de melhor projeto. “Dentre os temas, há referências ao patrimônio histórico e cultural e a lugares como Alto José do Pinho, Pátio do Terço e ao Rio Capibaribe, entre outros.”

A expectativa é de que um público de cerca de mil pessoas compareça ao local para assistir às apresentações. Os melhores trabalhos serão premiados com R$ 5 mil (1º colocado), R$ 3 mil (2º colocado) e R$ 2 mil (3º colocado).

A Prefeitura do Recife fez todo o acompanhamento do processo ao lado dos coordenadores de curso. Algumas universidades tornaram a participação no Fuçador obrigatória para determinados períodos para garantir maior adesão dos alunos.

A próxima etapa do projeto, que acontece a partir de setembro, prevê o levantamento do potencial turístico do Recife sinalizando áreas onde ainda sejam necessárias ações de promoção ou investimento em infra-estrutura e propondo ações para as mesmas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Recife promove Roda de Boteco


De 10 de agosto a 16 de setembro, bares serão avaliados em um júri popular para consagrar os melhores estabelecimentos

A cultura de freqüentar bares pode até nem ser exclusiva do recifense, mas sem dúvida o mês promete e muito para o público boêmio da cidade. De 10 de agosto a 16 de setembro acontece o Roda de Boteco, um concurso para avaliar o bar com a melhor cerveja gelada, o melhor garçom, os tira-gostos mais saborosos e os mais limpinhos. Quem julga o serviço e o atendimento é o público em uma democrática avaliação popular.

Os bares concorrentes estarão devidamente sinalizados com cartazes, folhetos informativos e cédulas de votação. O concurso funciona assim: vence o bar que tiver a maior pontuação por categoria no somatório de todos os votos.

De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a disputa será regada a muita conversa, amizade, boa comida e bebida, consagrando a cidade como um pólo de entretenimento e gastronomia. “O evento propõe a integração social através do convívio na roda de amigos em locais turísticos e com a cara do Recife.”

O projeto é realizado pela Lampejo Promo, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, Recife Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco, entre outros. A festa de premiação está marcada para o dia 22 de setembro com várias atrações musicais.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O mar de Recife está para os navios


Capital pernambucana recebe sete navios, que fazem 27 saídas e dez escalas até abril do próximo ano.

Experimentar uma viagem de navio, curtir uma intensa programação de shows, festas, jogos e aproveitar para conhecer um pedacinho da costa brasileira de um ângulo diferente. Esses são só alguns dos motivos que trouxeram mais de 70 mil passageiros ao Porto do Recife, na capital pernambucana. O número inclui o fluxo de embarque, desembarque e turistas em trânsito pelos mares pernambucanos referente ao último ano. A procura pela estação mais quente do ano vai de “vento em popa”. A expectativa é de que haja um incremento de pelo menos 30%.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, hoje é muito mais fácil concretizar a viagem que é considerada por muitos um sonho de consumo. Todo esse interesse por navegar em alto mar é constatado também em números. “Os primeiros navios começam a chegar em outubro. Até o momento, nossa diretoria de Desenvolvimento Turístico listou mais de sete navios, que fazem 27 saídas e dez escalas até abril do próximo ano.” Segundo o secretário, o Recife tem se destacado no cenário nacional dada a concentração de cruzeiros que começam na cidade. "Isso é muito positivo para a cidade. Já foi constatado que os turistas chegam um ou dois dias antes do embarque para conhecer a cidade, ou quando voltam do cruzeiro permanecem na cidade por mais tempo."

Segundo dados de agências de viagens locais, a procura por cruzeiros tende a aumentar. Há uns quatro anos, só fazia viagem em cruzeiro quem tinha alto poder aquisitivo. Hoje, com o dólar estabilizado e as promoções no câmbio, as pessoas se animam mais. O cruzeiro funciona como um resort com categoria superior e vasta programação para divertir a família toda.

A procura pelos cruzeiros sempre tende a aumentar com a chegada do verão. A estimativa das agências de viagens é de que esse incremento chegue a 30%. Os turistas costumam se planejar com antecedência e já estão comprando os bilhetes para dezembro, janeiro e até para o Carnaval. Alguns navios até já estão praticamente lotados até março.

Mineiros vibram com Pernambuco


Projeto de divulgação do Recife percorreu mais de 350 agências e operadoras de viagens em Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba

A 12° edição do workshop itinerante ‘Recife é Aqui` em Minas Gerais superou todas as expectativas com um público de 350 pessoas em Belo Horizonte e outras 170 em Uberlândia nesta semana. Minas é o terceiro maior mercado emissor de turista de eventos para Pernambuco, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O workshop, coordenado pela Prefeitura do Recife com o apoio do Recife Convention, percorreu mais de 130 agências de viagens e operadores mineiros durante toda a semana em Uberlândia, Uberaba e Uberlândia.

Para o executivo de contas da operadora mineira Voetur, Geraldo Silva, a visita às agências facilita o contato tèt-a-tèt e a negociação de pacotes e tarifas com os hoteleiros recifenses. “Estamos com grandes planos a partir de agosto com pacotes conjugados unindo a riqueza cultural do Recife às belezas naturais de Porto de Galinhas e Noronha.”

Os próximos pit-stops passam por Campo Grande (MS) dia 14 de agosto e Cuiabá (MT) dia 16. Até outubro, o ‘Recife é Aqui’ aterrissa também por todo o Nordeste.