sexta-feira, 25 de julho de 2008

Problemas bucais causam baixa na auto-estima

Males como mau hálito, cáries e escurecimento dentário podem ser tratados com ida semestral ao dentista

“O mais perdido de todos os dias é aquele em que não se riu”, já dizia o escritor Sebastian Chamford. Ter um sorriso cativante e bonito é motivo de auto-estima elevada. Contribui para rejuvenescer as feições e encantar o interlocutor. Afinal de contas quem sorri pouco é logo intitulado de sério. Mas para uma grande parcela da população brasileira, o hábito de não exibir os dentes pode ter por trás problemas bucais como cáries, diastemas ou dentes separados, mau hálito, escurecimento dentário e até mesmo perda da dentição.

De acordo com o odontólogo Hermano Silvestre, manter os dentes e a boca bem cuidados é o primeiro passo para garantir um sorriso saudável, aumentando a auto-estima e também provocando uma melhora fonética. Para isso, a higienização bucal após as refeições é tão importante quanto a visita semestral ao dentista. Além disso, o paciente deve ter cuidado durante a escovação. “Não podemos ter pressa em escovar os dentes para que a higiene seja completa, alcançando toda a superfície dos dentes e ainda limpando a gengiva e a língua.”

Muitos dos casos de mau hálito estão, por exemplo, diretamente relacionados ao cuidado com a boca. “O mínimo para manter um bom hálito é escovar os dentes e raspar a língua”, acrescenta Silvestre. O dentista lembra que pessoas que sofrem de mau hálito acabam sofrendo críticas em casa e nos locais de trabalho, comprometendo o rendimento e a qualidade de vida. Outros problemas podem causar o mau hálito como os estomacais, mas o odontólogo é o especialista indicado para orientar o paciente em relação a tratamentos ou até mesmo ao redirecionamento para outro profissional de saúde.

Outro problema bucal bastante comum são as cáries, que quando não são contornadas a tempo ou com o mínimo cuidado estético pode ocasionar uma boca com muitas restaurações, tornando o aspecto desagradável.

Seguindo as tendências das estrelas hollywoodianas, é grande a procura nos consultórios pelas técnicas de clareamento dentário a laser. “Como nos filmes e nos comerciais, as pessoas querem ter dentes brancos e acreditam que assim se sentirão mais belas. Daí a crescente busca pelo clareamento. Hoje, são pelo menos cem pessoas por ano procurando este serviço na clínica.” Entre os fatores que ocasionam o escurecimento dentário está a alimentação rica em corantes, o hábito de tomar café ou fumar cigarro. “O dente manchado pode deixar o paciente mais introspectivo e fragilizado diante de desafios”, sugere Silvestre.

Tratamentos ortodônticos ou utilização de resinas também podem solucionar o problema dos dentes separados, conhecido como diastemas.

Por fim, a perda de dentição também afeta a auto-estima dos adultos, especialmente aqueles em idade avançada. “A perda dos dentes ainda é muito relacionada à velhice, porém, tem implicações sérias para a vida social e até mesmo para o bem-estar psicológico”, finaliza Silvestre.

domingo, 6 de julho de 2008

Recife recebe sambista “revelação”


Não é porque é a terra do frevo que o samba não tem vez. Muito pelo contrário. O pernambucano também aprecia uma boa roda de samba e é em busca de um público acostumado a ouvir acordes diversos que o jovem sambista Diogo Nogueira, 27 anos, aporta na capital multicultural do País, acompanhado da banda paulista Sambagroove. Diogo faz sua estréia nos palcos recifenses com o espetáculo ‘SAMBAGROOVE convida Diogo Nogueira’, próximo dia 11 de julho, dentro do calendário do Ano do Turismo, iniciativa da Secretaria de Turismo do Recife, que movimenta o Clube das Pás todas as semanas com atrações culturais. A Sambagroove abre o show com uma mistura genuinamente brasileira que passeia pelo funk, jazz, forró, pop, rock, soul, bossa e baião. Depois, o grupo, formado por Erick Chica, Felipe Cambero, Renato Chica e Rodrigo Leite, convoca Diogo Nogueira que comanda o espetáculo até o final.

Filho do sambista João Nogueira, falecido em 2000, o cantor foi um dos indicados pelo público na categoria “Revelação” para a final do Prêmio Multishow de Música, que aconteceu dia 1 de julho. Já dividiu o palco com Beth Carvalho, Jorge Aragão, Marcelo D2 e outros. No Rio de Janeiro, fez bonito na passarela da Sapucaí, onde por duas vezes foi o autor do samba-enredo da Portela, e é assíduo frequentador do ambiente descolado da boemia da Lapa com apresentações no Circo Voador. Em sua apresentação nas Pás, o cantor apresenta seu primeiro CD, 'Diogo Nogueira Ao Vivo' , lançado em outubro do ano passado. O disco traz duas faixas inéditas, de autoria própria.

O Clube das Pás, que durante muito tempo cultivou uma atmosfera de nostalgia típico de ambientes de dança de salão, hoje passa por uma fase de revitalização, transformando-se em um local de valorização turística e cultural. Vencedor do II Salão do Fuçador, o Clube foi beneficiado com um projeto que prevê a renovação do sistema elétrico, reforma nos banheiros, pintura, restauração de mesas e cadeiras e adaptação de sua estrutura para portadores de deficiência.

Com 119 anos de fundação, o Clube nasceu de um bloco de carvoeiros que se intitulavam como o “Bloco das Pás de Carvão”, formado em 19 de março de 1888. Em um trecho de fácil acesso, as Pás incorpora em seu ambiente a alegria dos carnavais recifenses, da dança de salão nos clubes, das festividades locais seja em apresentações de frevo, samba, forró ou mesmo nas noites de gafieira.

Serviço:
Show ‘SAMBAGROOVE convida Diogo Nogueira’
Onde: Clube das Pás
Quando: 11 de julho, sexta-feira

Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)