sábado, 18 de agosto de 2007

Xô poluição visual...

O Recife parece que se prepara para seguir os passos de São Paulo na luta contra a poluição visual. Estima-se que 40% dos outdoors instalados na cidade estejam em situação irregular. Atualmente, são mais de 1,5 mil outdoors e 730 toplights e backlights. A retirada dos luminosos começa com uma remessa de 90, instalados em áreas públicas ou imóveis de preservação do Recife.

3 comentários:

Sildelane V. M. disse...

Cooperativa de turismo, cultura e meio ambiente abre processo de seleção para novos cooperados
13 de Agosto de 2007

A Trilha Mundos - Cooperativa de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em Brasília, realiza processo seletivo para adesão de novos sócios-cooperados com experiência nas seguintes áreas: socioambiental (experiência em elaboração e execução de projetos, consultorias e trabalhos de campo) e cultural (com atuação em elaboração de projetos, organização, divulgação e produção de eventos). A adesão como sócio-cooperado não configura vínculo empregatício. O retorno profissional e financeiro depende da pró-atividade e capacidade do sócio. Detalhes sobre a oportunidade estão em www.trilhamundos.com.br ou podem ser obtidas pelo telefone (61) 3036-9179. As inscrições serão aceitas até 31 de agosto.

Sildelane V. M. disse...

Forró marca lançamento do projeto Turismo na Comunidade


Prefeito destacou a importâcia do evento
Foto: Fernando Silva


O som contagiante do tradicional forró pé-de-serra aliado a um buffet de comidas típicas nordestinas fizeram com que as pessoas, que foram conferir o lançamento da nova ação da Secretaria de Turismo do Recife, não “arredassem o pé” do salão do Forró de Arlindo dos 8 Baixos, em Dois Unidos. A festa aconteceu, na última sexta-feira (17), para marcar o início do projeto Turismo na Comunidade – Requalificação de Equipamentos Turístico-Culturais. Um dos mais animados, que compareceu ao evento, foi o prefeito João Paulo que declarou sua admiração pelo anfitrião da festa e um dos beneficiados pela iniciativa. Arlindo é um grande estímulo para que outros jovens possam se interessar pela cultura nordestina. Vamos, sim, reestruturar esse local, mas sem mudar as suas características essenciais. A nossa responsabilidade, enquanto governo, é transformar esse bairro e tantos outros em potencialidades turísticas que possam desenvolver a economia local”, garantiu.

A finalidade do projeto é valorizar os locais freqüentados pela população para que haja uma aproximação natural entre o turista e o verdadeiro espírito recifense. No Forró de Arlindo, que funciona no quintal de sua própria casa (Rua Hildebrando Vasconcelos, nº 2.900, em Dois Unidos), serão realizadas obras de pintura geral, recuperação de piso, melhoria de fachada, reforma dos banheiros e sinalização de acesso. Além disso, a Prefeitura do Recife irá reestruturar toda a área de exposição, cujo artista considera um museu.

O dono da casa se apresentou, na noite, e dedicou uma parte do show em homenagem ao prefeito do Recife tocando, em ritmo de forró, marchas consagradas do Carnaval, como Madeira que Cupim não Rói, para alegria geral dos convidados. Ele também aproveitou a oportunidade para expressar seu agradecimento à Prefeitura. “Jamais imaginei chegar aonde cheguei. Esse espaço era apenas para uma brincadeira entre, mais ou menos, dez amigos. Atualmente, a casa recebe, aos domingos, quase mil pessoas. Com a ajuda da Prefeitura, o local vai ficar sofisticado e se tornar um ponto turístico e espaço cultural para o Recife”, ressaltou.

Além do Forró de Arlindo, o Espaço Cultural da Moeda (Iputinga) já está com obras em andamento. Os outros locais em estudo são o Terreiro do Pai Adão (Água Fria), a Casa de Banhos (Brasília Teimosa), a sede do Maracatu Estrela Brilhante (Alto José do Pinho), escola de Frevo Maestro Nunes (Pátio de Santa Cruz), bar de Dona Geralda (Morro da Conceição).

“Esse é um trabalho que está sendo realizado em conjunto com as secretarias municipais. Vamos estruturar locais de grande potencial turístico e consolidados pela comunidade”, pontuou o secretário de Turismo, Samuel Oliveira. A ação da Prefeitura do Recife conta com a parceria da Fundação Gilberto Freyre, que esteve representada na festa do lançamento por Gilberto Freyre Neto. “Nesta casa se pratica a divulgação da pura cultura nordestina. A restauração é a mais singela homenagem a Arlindo por tudo o que ele já fez a Pernambuco”, ressaltou. O evento foi animado pelos shows do Trio Macambira, de Aécio dos Oito Baixos, da banda Os Papudinhos do Forró e do repentista Ronaldo Aboiador.

Rachel Motta disse...

Oi, Sild
obrigada pela visita... e pelas dicas.
eu também estive no lançamento do projeto Turismo na Comunidade! É um projeto com grande potencial.
beijoss