terça-feira, 9 de outubro de 2007

Plano diretor de Ipojuca em fase de finalização

O plano diretor de Ipojuca, município no litoral pernambucano, a cerca de 60 quilômetros de Recife, entrou na última etapa, tendo sido apresentado e aprovado na última semana pelo Conselho Gestor após ter sido avaliado pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e secretariado.

O próximo passo é a realização de uma audiência pública com a incorporação de todas as revisões geradas durante as últimas reuniões. O matriz do plano diretor é o trabalho com os eixos urbano-ambiental, sócio-econômico e político gerencial, remetendo à necessidade de desenvolvimento de planos setoriais de desenvolvimento econômico, rural, do turismo e ainda políticas específicas de meio ambiente e habitacional.

O plano diretor contribui para traçar as macro-diretrizes do município e propor novas soluções com regras claras para o desenvolvimento urbano. "Tem nos possibilitado conhecer melhor o município e construir juntos a cidade ideal. O município tem sofrido na última década uma forte pressão imobiliária, especialmente o litoral", acredita Simone Osias, secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Mas é preciso ter cautela para evitar adensamentos excessivos ou atividades que possam ser conflitantes com a sustentabilidade desse ambiente natural rico em manguezais, reservas de aqüíferos, áreas estuarinas e praias de beleza sem igual. "Queremos preservar tudo, assegurando o desenvolvimento sustentável da indústria sucro-alcooleira, do complexo industrial portuário e do turismo de ponto de vista ambiental e social ", assegura Simone. De acordo com a gestora, o plano vai transformar o município, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida.

4 comentários:

Eduardo Magalhães disse...

O plano diretor de toda cidade exige muitos cuidados, principalmente em locais turísticos.
Aqui em Natal, onde moro, está havendo muitos desentendimentos entre prefeitura, câmara de vereadores, associaçãoes de moradores de alguns bairros e associações da construção civil devido a reestruturação do Plano Diretor da cidade.
O debate e as votações às emendas acontecem entre denúncias de compra de votos, caminhadas e protestos de várias classes e entidades.
muito bom seu blog
sou apaixonado por Recife

Eduardo Magalhães disse...

*ps: correção da concordância (huauhauha) estão acontecendo

R Lima disse...

Há tempo não venho por aqui e pelo que vejo Recife se prepara direitinho pra o verão..

Bjs moça,



Texto de hoje: Grito...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Comunica Pet disse...

Verão em Recife!!!!!