quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ir à praia é um exercício de cultura e lazer em João Pessoa e no Recife

Em um País tropical de dimensões continentais e uma costa litorânea das mais belas, é irremediavelmente incomparável o espaço que as praias ocupam nas mais doces lembranças dos turistas nacionais e internacionais. Conhecendo esse poder de atração, alguns estados nordestinos usam o potencial do maior protagonista turístico nacional a seu favor ao criar novos espaços de convivência em plena areia. Ainda que temporários, as arenas do Verão Total Recife e Paraíba fazem toda a diferença no verão 2008 com uma programação cultural e esportiva intensa capaz de fazer a cabeça de adultos e crianças.

O Verão Total teve seu início no Recife há 12 anos e a partir de 2008 conquista espaço também em João Pessoa, uma ação do Governo do Estado da Paraíba, que maximizou o evento com ainda mais opções de lazer na praia do Cabo Branco. Um dos grandes destaques é uma mostra de artesanato exclusiva em uma tenda de 2,4 mil m². Trata-se do 7º Salão de Artesanato da Paraíba, que apresenta a produção de mais de 4,2 mil artistas do programa ‘A Paraíba em suas mãos’ com trabalhos de arte indígena, renascença, peças de flandes, fibras, fios, madeiras, barro e semente. No local, também são comercializados doces, cachaça, licores caseiros e rapadura.

Além da curiosa mostra de artesanato na praia, a orla desperta uma verdadeira ‘Festa do Verão Multicultural’ com atividades gratuitas até o dia 10 de fevereiro, das 16h às 22h. A reinvenção da praia se dá em quatro pólos: Arena Esportiva, Praça de Eventos, Vila da Criança e Salão do Artesanato da Paraíba. De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Carneiro, a expectativa é de que mais de 15 mil pessoas circulem diariamente pelo local em busca de diversão em aulas de ginástica, boxe, danças, ginástica olímpica, oficinas de arte e informações turísticas. E mais, para energizar o corpo e a mente serão oferecidas gratuitamente massagens relaxantes para a população e visitantes.

Nenhum comentário: