segunda-feira, 19 de maio de 2008

Seminário apresenta resultados de campanha contra turismo sexual no Recife

Na Mostra Internacional de Turismo (MIT-PE), haverá um estande para divulgar o Código de Conduta para banir os abusadores


Para marcar a data do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes comemorado ontem em todo o Brasil, Pernambuco sediou na manhã desta segunda-feira o Seminário Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: acreditar, proteger e responsabilizar. Durante palestra do presidente do Recife Convention e da ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins, o Estado foi lembrado como pioneiro em um conjunto das melhores práticas de combate ao turismo sexual.

De acordo com Meira Lins, há três anos a hotelaria trabalha detalhadamente com funcionários de hotéis desde os recepcionistas até os auxiliares de cozinha no sentido de repudiar e banir o turismo sexual. “Em tão pouco tempo de trabalho já aparecemos em sites pornôs como um destino que não aceita esse tipo de turista. Além do treinamento com os colaboradores do hotel, temos uma cartilha e também sinalizamos as unidades hoteleiras que participam da campanha.”

Outra ação que tem mostrado resultado é a não alteração de reserva, ou seja, o turista que se hospedar em um apartamento single não poderá solicitar depois um duplo. “No check-in, também solicitamos a identificação do menor e o grau de parentesco ou ligação com o turista.” Segundo ele, em um universo de 7,8 mil funcionários de hotéis, cerca de 500 foram capacitados. “Não temos pressa, nossa intenção é trabalhar continuamente de forma a sensibilizar detalhadamente com cada colaborador.”

A campanha “Exploração Sexual de Crianças? Desculpe-nos, não temos este serviço! Por favor, não insista!” é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e da ONG Centro Integrado de Apoio Familiar (CIAF) com o apoio do Recife Convention Bureau. Durante a Mostra Internacional de Turismo (Mit 2008), que ocorre no Recife nos próximos dias 13 e 14 de junho, um estande divulgará o Código de Conduta do Recife em combate ao turismo sexual.

Recentemente, o projeto recebeu o prêmio máximo de Responsabilidade Social em Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Childhood Brasil. Entre os hotéis treinados e operando a campanha, estão: Marolinda Cult Hotel, Econo Inn, Jangadeiro, Best Western Manibu, Recife Palace Hotel, Internacional Palace, Mar Hotel, Atlante Plaza, Recife Praia hotel, Summer Ville, Blue Tree, Fator Hotel, Onda Mar, Vila Rica e Park Hotel.

Nenhum comentário: